Veyance Technologies, Inc.

Compostos de Cobertura

Para definição do tipo e espessura das coberturas a serem selecionadas deve-se conhecer as características dos materiais transportados, além da abrasividade outros fatores importantes presentes devem ser considerados tais como: temperatura, presença de óleos minerais, vegetais ou animais, ácidos ou outros produtos químicos.  

  

Compostos & Aplicações  

Tabela: 

img-Tabela-Textil 

  

  

Tipos de Coberturas 

Compostos: 

  

  RESISTÊNCIA A ABRASÃO   .              

  

GRADE A – Composto que apresenta maior resistência à abrasão com boas características de resistência a cortes e arrancamentos. Sua aplicação é ideal onde o fator abrasão é determinante na vida útil da correia, como por exemplo: transporte de materiais extremamente abrasivos de baixa granulometria com velocidade alta de carregamento.  

  

STACKER – Cobertura mais tradicional de nossa linha, com excelente resistência a abrasão, indicada para transportadores onde existe uma conjugação de fatores de impacto e desgaste abrasivo. Atende a norma RMA “Grau I” e DIN “Grau W”.  

  

GLOBAL X – Composto Premium de ótima resistência à abrasão, que apresenta superior desempenho em aplicações que onde a cobertura sofre picotamento e arrancamento de borracha em função do impacto de material cortante de alta granulometria no ponto de alimentação. Atende a norma DIN “Grau X”.  

  

TIPO B – Composto com boa resistência a cortes, abrasão e flexibilidade, podendo ser empregado nas mais diversas aplicações tais como: pedra britada, calcário, areia, cimento, escória, cal, cascalho, granito britado, enxofre, carvão, casca de eucalipto, cana, sal. Atende a norma RMA “Grau II”. 

  

RMA GRAU I – Composto que atende a norma RMA GRADE I, desenvolvido para aplicações que possuem ataque abrasivo, cortes e impacto.  

  

RMA GRAU II – Composto resistente a cortes, abrasão e intempéries, indicado para aplicações mais leves presentes em várias operações de manuseio de granéis. Possui ótimo custo benefício. Atende a norma RMA GRADE II 

  

TIPO W – Cobertura utilizada para serviços leves, onde não exista desgaste abrasivo, como linhas de inspeção e transporte de caixas. Pode ser fornecida com impressão corrugada.    

  

  RESISTÊNCIA A TEMPERATURA . 

  

TIPO B REAÇÃO – Composto com boas características de resistência a cortes, e transporte de materiais abrasivos até 95°C. Excelente para ser utilizada em fábricas de fertilizante, fundições, siderúrgicas, cimenteiras, etc. 

  

6740-A – Cobertura indicada para transportar materiais abrasivos com temperatura até 175 °C. Para melhor desempenho, sugerimos utilizar as espessuras do lado superior indicadas abaixo: 

  

ESPESSURA MÍNIMA 

TEMPERATURA DO MATERIAL 

mm  

°C 

5 

120 °C 

6,5 

120°C a 150 °C 

9,5 

150°C a 175 °C 

  

THERMO-SHIELD Composto a ser aplicado em transporte de materiais que requerem resistência à alta temperatura e abrasão. Cobertura recomendada para transporte de materiais com temperatura até 204°C. 

SOLAR-SHIELD Composto desenvolvido para suportar transporte de materiais abrasivos com temperatura de até 400°C, devido às suas características físico/químicas os efeitos de endurecimento e aparecimento de trincas na cobertura,  comuns neste tipo de aplicação são retardados, resultando em uma maior durabilidade da correia. 

  

  RESISTÊNCIA A ÓLEOS . 

SURPASS – Composto desenvolvido especialmente para transporte de cavacos de madeira impregnados com óleo ou resina, como por exemplo: Pinus. 

  

ORS-CHEMIGUM – Recomendada para materiais com presença de óleos minerais, óleos vegetais, produtos químicos ou solventes. Resistente ao transporte de materiais até 80°C. 

  

PATHFINDER – Cobertura que proporciona a máxima resistência a óleos presentes nos grãos e farelos de diversos cereais. Para máxima segurança em uso, sua composição proporciona baixos valores de resistência elétrica, e atende a norma USMSHA de resistência à chama, (teste n° 30 CFR 18.6.5). Resistente ao transporte de materiais até 65°C. 

  

HT NITRILE – Composto com excelente resistência a abrasão, indicada para aplicações onde o material transportado além de abrasivo ainda possua impregnação de óleo . Resistente ao transporte de materiais até 150°C. 

  

THERMOCHEM – Composto de borracha nitrílica, que oferece máxima resistência aos efeitos causados pelo transporte de materiais com presença de óleo em alta temperatura (máxima de 175 °C). Indicada para transporte de asfalto quente, coque de petróleo quente e outros aplicações similares.  

  

  RESISTÊNCIA A CHAMAS . 

  

MSHA SBR – Cobertura antiestática e resistente a propagação de chamas com boa resistência a abrasão. (Atende a designação 28.3 de resistência a chama do “Mining Safety and Health Administration” – USA).  

  

ARMA II – Cobertura desenvolvida para minas subterrâneas onde são requeridas resistência a chamas, com excelente resistência a abrasão. (Atende a designação 28.3 de resistência a chama do “Mining Safety and Health Administration” – USA).  A cobertura ARMA II também é indicada para Terminal e Manuseio de Açúcar.  

 

  APLICAÇÕES ESPECIAIS . 

  

SUPER REAÇÃO – Cobertura especialmente desenvolvida para se obter máxima performance na aplicação da correia de reação no DEN em indústria de Fertilizantes, que devido aos fatores envolvidos se caracteriza como uma das aplicações mais severas. Recomendamos a utilização da correia com bordas protegidas.   

  

DEFENDER – Cobertura com ótima resistência à abrasão e cortes, que apresenta longa vida por flexão, principalmente indicada para transporte de materiais que por sua composição química, extraem os plastificantes da borracha. Com a utilização da cobertura DEFENDER, os efeitos causados por esta ação, são retardados. Ex: Alumina até 80°C e carvão mineral impregnado com supressor de pó aplicado no porto de origem.   

  

HTORS – Cobertura desenvolvida para ser aplicada onde haja ataque químico do material transportado, tais como ácidos e soda caustica. Recomendamos a utilização da correia com bordas protegidas. Resistente ao transporte de materiais com temperatura até 100°C. 

  

MONSTER HIDE: Composto que apresenta máxima resistência a cortes, arrancamento e impacto, especialmente desenvolvida para transportadores que recebem materiais do Britador Primário, transportador de toras, linhas de reciclagem e aplicações severas de alto impacto. Atende a norma RMA GRADE II